Planejamento Estratégico
O planejamento estratégico ocorre no mais alto nível. Portanto, ele é global, genérico e abrangente. Vale para toda a organização. Ele vai dar o rumo da organização. O foco é no longo prazo.
Apesar de não está explicito nesse tópico. É importante saber ainda que existem o planejamento tático e operacional. O operacional é o de mais baixo nível, ou seja, ele está focado em atividades rotineiras, o foco é o curto prazo. É aqui que as coisas “acontecem”. Por fim, o planejamento tático está no meio dos dois. Ele está focado no médio prazo.
Dentro desse tópico, para concursos, é importante conhecer os conceitos de missão, visão, valores, swot e balance scorecard.
Missão, Visão e Valores
Missão é a razão de ser de uma empresa, ou seja, é seu propósito. A visão é o futuro desejado pela empresa. Por fim, os valores são os princípios que guiam a organização. Veja os exemplos a seguir:
Empresa XYZ
Missão: Garantir a excelência na entrega do serviços XYZ
Visão: Ser a melhor empresa no ramo XYZ
Valores: Satisfação dos Clientes, Responsabilidade Social, etc.
SWOT (ou FOFA)
Análise SWOT ou Análise FOFA (Forças, Oportunidades, Fraquezas e Ameaças) é uma ferramenta utilizada para fazer análise de cenário (ou análise de ambiente) e é base de um planejamento estratégico. Ela seve como diagnóstico estratégico.
SWOT vem de Strengths (forças), Weakness (fraquezas), Opportunities (oportunidades) e Threats (ameaças). Essa análise envolvem dois ambientes. O ambiente interno está ligado as forças e fraquezas da organização. Essas aspectos são controláveis. As forças são vantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. Já as fraquezas são as desvantagens internas da empresa em relação às empresas concorrentes. Por sua vez o ambiente externo é incontrolável e está ligado as oportunidades e ameaças. As oportunidades são aspectos positivos. Já as ameças são aspectos negativos.
BSC
Balanced Scorecard (BSC) é uma metodologia de medição e gestão de desempenho desenvolvida por Robert Kaplan e David Norton.
Componentes do BSC
Mapa estratégico: Descreve a estratégia da empresa através de objetivos relacionados entre si e distribuídos nas quatro dimensões (perspectivas).
Objetivo estratégico: O que deve ser alcançado e o que é crítico para o sucesso da organização.
Indicador: Como será medido e acompanhado o sucesso do alcance do objetivo.
Meta: O nível de desempenho ou a taxa de melhoria necessários
Perspectivas no BSC
São quatro dimensões de negócio: Financeira; Clientes; Processos internos; Aprendizado e crescimento
Questões de Concurso
(ESAF/DNIT/2013) Planejamento é uma ferramenta importante na condução das organizações. Sobre esse tema, indique a opção correta.
a) O plano tático estabelece missão, produtos e serviços oferecidos pela organização.
b) O planejamento estratégico alcança apenas os níveis institucional e gerencial, não contemplando orientações para o nível operacional.
c) O planejamento tático abrange toda a organização, definindo a sua relação com o seu ambiente.
d) O plano operacional traduz o plano estratégico em ações especializadas, como marketing, operações e outros.
e) Planejamento operacional define atividades e recursos que possibilitam a realização de objetivos estratégicos ou funcionais.
Comentários:
a) Errado. Missão é no estratégico.
b) Errado. É o rumo para toda organização.
c) Errado. Está no meio.
d) Errado. Marketing é um ação mais geral. Está no tático.
e) Certo. Atividades concretas é o operacional
(FGV/ANALISTA/2015) As opções a seguir nominam as perspectivas formuladas por Norton e Kaplan na metodologia do Balance ScoreCard – BSC, à exceção de uma. Assinale-a.
A) Perspectiva do cliente.
B) Perspectiva financeira.
C) Perspectiva dos processos internos.
D) Perspectiva da regulação de mercado.
E) Perspectiva da aprendizagem e crescimento.
Comentários:
Decoreba. São quatro as dimensões de negócio: Financeira; Clientes; Processos internos; Aprendizado e crescimento. Gabarito D.
(ESAF/RF/2014) Analise os itens a seguir e assinale a opção correta.
I. O planejamento estratégico é elaborado no nível institucional, tem conteúdo detalhado e analítico abordando cada unidade organizacional
em separado.
II. O planejamento impõe racionalidade e proporciona rumo às ações da organização.
III. O planejamento estratégico é definido na área de intersecção dos conjuntos definidos pelos parâmetros viabilidade externa, capacidade interna e visão compartilhada.
a) Somente I e II estão corretas.
b) Somente II e III estão corretas.
c) Somente I e III estão corretas.
d) Nenhuma das afirmativas está correta.
e) Todas as afirmativas estão corretas.
Comentários:
I. Errado. Não é detalhado é amplo.
II. Certo. Dá um rumo, um norte.
Esses dois itens já nos obrigam a marcar o gabrito B. Logo o item III está correto. O item III é “filosófico”, possui uma afirmação genérica, que pode ter sido retirada de algum livro. Em concurso, você tem ser safo. Veja que com os outros dois itens você matava a questão.
(ESAF/SUSPE/2010) Um planejamento é estratégico quando se dá ênfase ao aspecto:
a) de longo prazo dos objetivos e à análise global do cenário.
b) de prazo emergencial dos objetivos e à análise global do cenário.
c) de longo prazo dos objetivos e à análise da situação passada.
d) de médio prazo dos objetivos e à análise da situação atual.
e) de urgência dos objetivos e à análise da situação futura.
Comentários:
Essa aqui é para quem pagou a inscrição nã ficar triste. Planejamento Estratégico => Global, Amplo, Longo Prazo. Gabarito A.
(ESAF/CGU/2006) Escolha a opção que define corretamente o significado de Estratégias no contexto de um plano estratégico.
a) As estratégias estabelecem metas a serem cumpridas para atingir os objetivos organizacionais. Estas devem ser escolhidas tendo clareza da análise do meio ambiente.
b) As estratégias delineiam as maneiras da organização alcançar seus objetivos. Estas devem ser escolhidas tendo clareza do negócio ou missão organizacional.
c) As estratégias definem o grau de diferenciação dos produtos ou serviços da organização. São escolhidas a partir da missão da organização.
d) As estratégias apontam os pontos fortes e fracos da organização a partir da análise da concorrência, do mercado e das ações governamentais.
e) As estratégias delineiam a participação desejada no mercado a partir da análise de oportunidades e ameaças advindas do ambiente interno da organização.
Comentários:
Galera algumas questões, você precisa de “bom senso”. Essa é uma delas. Vamos lá!
a) Parace razoável.
b) Parace razoável
c) What?!
d) Nops. Isso é swot
e) Nops. De novo, colcou swot no bolo.
Ficamos com letra A e B. Para mim, não há um problema claro na letra A. Já que o gabarito foi B. Um coisa que poderia te ajudar a decidir é notar que a expressão “As estratégia delineiam” foi usando em duas letras. Muitas vezes isso pode ser um bizu, pois o examinador parte de uma resposta correta e constroí as erradas. Considerando que as outras questões estavam trazando conceitos de swot. Talvez na letra A o erro esteja em “análise do meio ambiente”. Talvez o texto original seja “análise swot”.